sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ALERTA! ÍNDICE DA DENGUE ASSUSTA FRONTEIRA































Cinco municípios brasileiros correm risco de ter surtos de dengue, de acordo com informações do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegpti (Lira), realizado em 161 municípios e divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Ministério da Saúde. As cidades são Itabuna e Camaçari, na Bahia; Epitaciolândia, no Acre; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Várzea Grande, em Mato Grosso. Outros 71 municípios estão em estado de alerta, e desses 14 destes capitais.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pediu atenção para as informações e alertou: “Em 2007, o Rio de Janeiro era considerado em estado de alerta. As medidas de combate efetivo não foram tomadas e houve uma grave epidemia no início de 2008”.

O ministro convocou a todos os prefeitos que se reelegeram e os novos prefeitos, comerciantes e a população a agir para que não haja nenhum intervalo nos trabalhos contra a dengue. “Quero chamar a atenção que como nesta época do ano as temperaturas se elevam muito, o ciclo do mosquito que é de 30 dias em temperaturas amenas, se reduz para 12 neste período, o que aumenta a possibilidade de transmissão da doença”.

As principais causas da incidência da dengue foram a falta de abastecimento regular de água, o acúmulo de lixo, além dos criadouros domiciliares do mosquito como os vasos e as caixas d'água.

Mediante esta mataria divulgada no âmbito nacional, o Prefeito de Epitaciolândia José Ronaldo convocou uma reunião de emergência para definir ações imediatas, segundo informações do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde o Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegpti) em nosso município é 7,4%.
Isso não quer dizer que teremos obrigatoriamente uma epidemia de Dengue, isso se tomarmos as precauções corretas, evitando acumulo de água limpa onde o mosquito se prolifera..
As autoridades brasileiras vão convidar para uma reunião no início da próxima semana membros do Setor de Saúde boliviano, pois é lá que existe o maior problema o índice de ocorrência chega a 32%, devido a crise política alguns setores não estão funcionando crretamente como a coleta de lixo qu só agrava a situação do lado boliviano atingindo diretamente o Bairro situados na fronteira.
Já foi constatado 3 casos de Dengue Hemorrágica e extra-oficialmente um caso com óbito.
A Prefeitura ira criar um sistema de mutirão, envolvendo Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros. Polícia Militar, e vai solicitar ajuda ainda ao Governo do Estado do Acre, e, é claro contar com A imprescindível ajuda da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário